Arquitetura e
Projetos Técnicos

Arquitetura e
Projetos Técnicos

Criação alinhada ao seu estilo, projetos detalhados e
compatibilizados para otimizar seu investimento

Após a aquisição do terreno, a primeira etapa para a execução de uma obra é a realização do projeto arquitetônico, seguidos dos projetos técnicos detalhados.
Começamos por uma reunião para entender as necessidades, onde buscamos conhecer seus desejos, linguagem, estilo de vida e preferências estéticas.
Em seguida, buscamos um arquiteto alinhado ao estilo de preferência, capaz de conceber a organização espacial ideal para a finalidade e a intenção do cliente. Temos parceria com vários arquitetos, mas também podemos trabalhar junto ao profissional de sua preferência.
Construímos juntos um conceito visual que contemple os elementos estéticos pensados, as soluções desejadas, as possibilidades técnicas estudadas e o nível de investimento estimado.
Produzimos os desenhos e as imagens em 3D para visualização das sugestões idealizadas e, após alinhamentos finais, produzimos as plantas técnicas, cortes, detalhamentos, e especificações de acabamentos e materiais.
Elaboramos os projetos técnicos detalhados e realizamos toda a compatibilização dos mesmos segundo as boas práticas da engenharia civil. Dessa forma minimizamos os erros e realizamos todas as alterações necessárias antes de iniciarmos a obra. Valorização do seu investimento com planejamento e gerenciamento eficiente dos recursos.

E o que são projetos detalhados?

São projetos que, por si só, permitem que o profissional execute a obra sem necessidade de informações extras. Além disso, deve ser acompanhado do memorial descritivo, contendo especificações como processo de execução, lista de materiais escolhidos especificando o modelo e nome do fabricante e todas as memórias de cálculo utilizadas.
Quanto mais detalhado e completo for o projeto, menor será a necessidade de tomadas de atitudes improvisadas ou retrabalho, com desperdício de tempo e material. Resumindo, projetos detalhados são fundamentais para quem pretende construir otimizando tempo e dinheiro.
Os principais projetos técnicos necessários para a construção de uma casa são:
1) Projeto de aprovação legal: aquele necessário para aprovação na prefeitura para a liberação do alvará de construção. Esse é um projeto básico, sem detalhamento.
2) Projeto de arquitetura: Não é o mesmo projeto utilizado para aprovação na prefeitura, apesar de muitos profissionais tratarem como um único projeto. Um projeto arquitetônico bem detalhado lista todos os materiais escolhidos para o projeto, com especificações de modelos e fabricantes. Isso vale para cores de tintas, pisos, pedras, forros, esquadrias, pontos de iluminação, mencionando inclusive as distâncias, tamanhos, áreas e de que forma a execução deverá ser feita, como nos casos de encontros de dois tipos diferentes de piso no mesmo ambiente, por exemplo.
3) Projeto de fundações: Deve ser feito por um engenheiro geotécnico com base na avaliação por sondagem do tipo de solo do terreno onde será construída a casa. Esse projeto determina que tipo de fundação deverá ser realizada e em que profundidade para garantir que suportará o peso da construção.
4) Projeto estrutural: É o projeto que detalha de que forma deverá ser executada a estrutura da casa, suportando o peso da construção. Existem diversos tipos de estruturas, dependendo da metodologia construtiva escolhida, podendo ser em concreto armado, alvenaria estrutural ou metálica, por exemplo.
5) Projeto de instalações hidráulicas: esses se subdividem em projetos de água fria, água quente, esgoto e drenagem de águas pluviais. Nesse projeto, devem estar detalhados todos os pontos necessários de coleta, distribuição, reserva e destinação, bem como a forma como serão ligados a todos os sistemas necessários: rede pública de água e esgoto, caixas d’água, sistemas elétricos e de gás do edifício, etc.
6) Projetos de instalações elétricas: o engenheiro elétrico é responsável por determinar a distribuição da rede elétrica pelos ambientes do projeto, calculando as cargas necessárias e os pontos de acordo com as necessidades do cliente e respeitando a normatização brasileira.
Além disso, precisa definir dispositivos de proteção, detalhar como será feita a ligação com o sistema de fornecimento de energia e garantir que as normas de luminotécnico sejam cumpridas. Um bom projeto de elétrica garante o correto dimensionamento dos componentes, garante a segurança da construção e aliado à correta execução, aumenta a vida útil das instalações, reduzindo a necessidade de manutenções.
Esses são os projetos principais de uma obra residencial, mas dependendo do tamanho e complexidade do projeto, outros poderão ser necessários como:
– Projeto de Paisagismo
– Projeto de Ar-Condicionado
– Projeto de Automação
– Projeto de Acústica
– Projeto de impermeabilização…
Após o detalhamento dos projetos, é fundamental também realizar a compatibilização dos mesmos, para garantir que um sistema não está interferindo no outro. Esse processo permite que se descubra antecipadamente, por exemplo, que um conduíte elétrico está passando no mesmo local que a tubulação de gás. Dessa forma, o projeto pode ser alterado antes da realização da obra, evitando desperdícios de tempo, material e tomadas de decisão improvisadas.

nos envie um e-mail

Open chat
Olá! Podemos ajudar?
Olá! Podemos ajudar?